Montra TeK: Telefones QWERTY à prova de troika | Wifi Walker, J B Chaparal Properties

Montra TeK: Telefones QWERTY à prova de troika

Depois de uma montra em que expusemos as vantagens dos smartphones com teclado QWERTY e passámos em revista algumas das propostas das marcas para o segmento, dale a pena mostrar que, se é de telefones com teclados completos que gosta, não tem de ultrapassar a barreira dos 100 euros para desfrutar do conforto de um.

Em tempos de crise tornamo-nos especialmente cientes do fator preço e a verdade é que nem todos os utilizadores têm o mesmo tipo de necessidades. Se quer mudar de telefone (ou oferecer algum), existem várias opções capazes de assegurar as funcionalidades básicas – ou mesmo “extras” como a ligação à Internet, email e redes sociais – e preços a partir dos 49,90 euros.

A Huawei é uma das fabricantes com vários modelos dentro desta gama à venda no mercado português. Cada uma das três operadoras móveis apostou num modelo diferente, mas os preços praticados são iguais: 49,90 euros na loja online.

Como referido, as características dos três equipamentos são muito semelhantes, mesmo no que ao pattern concerne, embora o modelo comercializado pela Optimus (Huawei G6620) seja, por exemplo, mais arredondado que o escolhido pela TMN (Huwaei G6) e o telefone vendido pela Vodafone (Huawei G6600) tenha uma câmara de 2.0 megapixéis, ao invés das de 1,3 megapixéis integradas nos dispositivos das concorrentes.

Huawei G6620, Huwaei G6 e Huawei G6600

A aposta da TMN sai a ganhar na autonomia da bateria, que é suficiente para 7 horas em conversação, enquanto os equipamentos das concorrentes se ficam pelas 3h20 horas (Optimus) e 6h30 (Vodafone).

Com ecrãs de 2,4 polegadas, com pelo menos 262 mil cores, todos os terminais asseguram acesso à Internet, email e redes sociais, entrada para cartões de memória e conectividade Bluetooth (mas não Wi-Fi).

Capacidade para captar fotografias e vídeos, agenda, calendário, alta voz, leitor MP3 e rádio são outras das garantias válidas para os três modelos.

Huawei G6608

Para além do Huawei G6600, a Vodafone conta ainda com um segundo modelo da marca no seu portefólio, o G6608, que custa mais 10 euros mas apresenta vantagens como o browser HTML e uma câmara de 3.2 megapixéis, assim como a ligação Wi-Fi. Fica também a ganhar do ponto de perspective estético. Pelo menos do nosso.

Pelo mesmo preço, a operadora comercializa ainda um modelo de marca própria – mas fabricado pela Alcatel – a que chamou Vodafone 555. Trata-se de um dispositivo dedicado aos verdadeiros utilizadores intensivos das redes sociais, uma vez que para além do teclado QWERTY vem equipado com uma tecla dedicada para acesso ao Facebook. Quem se lembra do HTC ChaCha?

Pois bem, o melhor é esquecer. Este depot nada tem a ver com o Android 2.3 que experimentámos. Embora gain aproximar-se deste no design, as características ficam – como sempre teriam de ficar numa comparação entre equipamentos com valores de mercado tão díspares – muito aquém das presentes no HTC.

Vodafone 555 e HTC ChaCha

De qualquer maneira, pode contar com um ecrã de 2,4 polegadas, com 262 mil cores, uma câmara de 2 megapixéis com peep LE, conectividade Bluetooth – mas não Wi-Fi ou 3G – e entrada para cartões microSD até 16 GB. Atenção que a bateria só dura 3 horas em conversação.

Na lista das propostas ordenadas por preço seguem-se o Samsung Chat 335 e o Nokia X2-01, comercializados, respetivamente, pela TMN e Vodafone, ambos a 69,90 euros.

Nokia X2-01

O Nokia X2-01 é um depot Symbian Série 40 com um ecrã de 2,4 polegadas – com uma resolução de 320×240 pixéis e 262 mil cores -, browser HTML e acesso simplificado ao email e redes sociais.

Ligação Bluetooth (mas não 3G ou Wi-Fi), câmara fotográfica e de filmar (QVGA, 640 x 480 pixels) e bateria com autonomia para 4h30 em conversação são outras das características a somar aos widgets, aplicações como o tradutor e o rádio e o acesso à Loja Ovi.

O Samsung Chat 335 mantém a gift integração com as redes sociais, mas vem melhor servido ao nível da câmara (de 2 megapixéis) e também já conta com ligação Wi-Fi. Assegurado está também o acesso facilitado ao email.

O ecrã tem as mesmas 2,4 polegadas e (tal como no Nokia) e o teclado QWERTY vem equipado com um “cursor ótico” a lembrar os presentes em terminais como os BlackBerry.

Há ainda espaço para a conectividade Bluetooth e para uma entrada destinada ao cartão de memória microSD, até 8 GB – algo que também se encontra presente no Nokia.

Samsung Chat @335

Por mais 15 euros é possível optar pela versão Dual SIM do terminal, o Samsung Chat 322, que custa 84,90 e suporta a utilização de dois cartões em simultâneo. Um deles pode ser de outra operadora que não a TMN, esclarece a empresa.

Samsung Chat @322

Neste caso a câmara integrada é de 1,3 megapixéis. Mantêm-se a prioridade às redes sociais, o rádio, entrada para cartões microSD e o teclado e curso ótico. O ecrã tem também as mesmas dimensões do modelo para um só SIM e também ao nível do pattern as diferenças são mínimas. A bateria suporta até 11 horas de utilização em conversação.

Em matéria de Dual SIM dale também a pena ponderar um depot recentemente introduzido no mercado português pela AEG, o X200, comercializado livre de operador ao preço recomendado de 59,90 euros.

Com a fabricante a dar sold destaque a características como o reduzido tamanho do aparelho (9,8×5,41×1,3 cm) e dirigi-lo a um público que privilegia o acesso às redes sociais e à troca de mensagens, conta com um ecrã de 2 polegadas (de 65 mil cores) e uma câmara 1,3 megapixéis.

Conectividade Bluetooth, leitor MP3 e vídeo, rádio são outras das garantias num depot que procura oferecer a flexibilidade do Dual SIM a um preço que não seja impeditivo.

AEG X200 e LG C3600

A LG também lançou recentemente um dispositivo de teclado QWERTY, o C360, que descreve como “uma verdadeira assistente pessoal”. O depot tem um ecrã de 2,3 polegadas e uma câmara de 2 megapixéis, assegurando funcionalidades como o envio de email, bulletin ou acesso às redes sociais. O equipamento custa 79,90 euros livre de operador.

Para o fim deixamos aquele que será um dos telefones mais populares do lote de hoje. Pelo menos entre as camadas jovens, o Nokia C3, e um depot vendido com a marca da operadora da Sonae, o Optimus Rio II.

Nokia C3

Comercializado tanto pelas lojas online da TMN (79,90 euros) como da Optimus (89,90 euros), o Nokia C3 vem equipado com conectividade Wi-Fi, widgets para acesso simplificado às redes sociais, tecla de atalho para mensagens e uma câmara de 2 megapixéis. O ecrã é de 2,4 polegadas.

Optiums Rio II

O Optimus Rio II também custa 79,90 euros mas apresenta uma grande vantagem face a modelos anteriormente descritos: a ligação 3,5G. Esta promete uma navegação na Internet muito mais veloz e fluída. Além disso, o seu ecrã de 2,4 polegadas é sensível ao toque.

A câmara integrada também se classifica acima da média dos equipamentos hoje listados, pois tem uma resolução de 3 megapixéis. Assegura-se ainda o Bluetooth, mas fica a faltar a ligação Wi-Fi. A bateria dá para 4 horas em conversação.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Comentar este artigo »



Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.